Desfrutar a gastronomia local a 1100 m de altitude e com umas vistas de corte a treino...
Situado na Branda da Aveleira, uma aldeia de transumância, o restaurante Brandeiro possui uma panorâmica arrebatadora pois insere-se num espaço de montanha a 11000 metros de altitude.
Mais abaixo, na branda, existe um núcleo de casas típicas - as cardenhas - antes abrigos na primavera e no verão, quando os homens subiam a montanha para apascentar o gado e cultivar as terras e que hoje servem de alojamento turístico.
Do restaurante vislumbra-se a vinha de Alvarinho mais alta do país.
O restaurante está instalado num edifício construído de raiz, em harmonia com a paisagem de montanha, onde a pedra, a madeira e o vidro foram os materiais utilizados para erguer um espaço de arquitetura despojada que se integra no cenário envolvente. Construção moderna, de linhas simples e bem integradas na paisagem.
Possui um espaço bastante amplo, dividido por áreas distintas. Confortável, com luminosidade e uma paisagem para a montanha simplesmente deslumbrante.
Aqui, o visitante poderá ainda apreciar a flora e a fauna do local, situada na rede Natura 2000, mesmo às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês; o gado bovino de raça autóctone Cachena e Barrosã; os garranos, os cavalos semi-selvagens; milhafres e águias.
Um local que apela ao descanso do espírito.
E se estas não forem razões suficientes para uma visita, os amantes da geologia poderão apreciar o Sítio Geológico da Aveleira, onde poderão apreciar um dos mais importantes vestígios das glaciações que ocorreram em Portugal durante o último milhão de anos (Glaciação de Wurm).
Na ementa figuram os produtos locais: fumeiro, queijos de cabra regionais, favos de mel.
O destaque da ementa vai para a carne biológica dos animais de raça cachena, criada, exclusivamente, nos pastos circundantes. O cabrito recheado e o caldo no pote ou o caldo de saramago à moda antiga, os bifes de presunto, são outras das iguarias locais que o restaurante oferece. Também oferece pratos da época como a lampreia do Rio Minho. Uma ementa muito local, tradicional e fiel às origens, que procura perpetuar os costumes locais e promover os produtos da região.
Na carta de vinhos, onde há serviço a copo, os alvarinhos de Monção e Melgaço são, naturalmente, na maioria.
Terça a Domingo:
10h00 - 19h00
Dia de descanso semanal:
Segunda-Feira