Uma casa com alma...
A Tasquinha da Portela é uma casa com alma, no coração de Melgaço. Com uma história de resiliência, num edifício que remonta a 1776, este negócio familiar vai resistindo ao tempo, levando à mesa todo o paladar minhoto.
Instalado num edifício antigo que data do século XVIII (1776), o restaurante Tasquinha da Portela é uma das referências gastronómicas do concelho de Melgaço.
Este edifício, situado na freguesia de Paderne, junto à igreja Românica (Monumento Nacional), já tinha sido um espaço de negócio, mas estava ao abandono há mais de 40 anos. Legado em herança, começou por ser uma casa de petiscos até se transformar num restaurante moderno.
A Tasquinha da Portela é uma referência pela comida tradicional e pela ligação ao território, aos seus produtos, às tradições, mas sempre com alguma inovação.
Possui uma ementa com produtos locais variados, assim como legumes e frutas da época. O restaurante sofreu recentemente uma remodelação que o transformou num restaurante rústico com toques de contemporaneidade.
Todas as salas foram repensadas de forma a reaproveitar o espaço existente para criar as condições necessárias para que as pessoas com dificuldades motoras conseguissem movimentar-se facilmente por todo o restaurante.
Possui uma forte ligação ao território e ao seu grande embaixador: o vinho Alvarinho. Para dar destaque a esse produto, que é um dos grandes padrões do concelho, grande parte das paredes foram revestidas com garrafeiras, constituindo uma montra de todos os excelentes vinhos que se operam no território.
Mas a influência do Alvarinho não fica pela sua presença no espaço, também passa pelo prato. Para o efeito, criou parcerias com os produtores de vinho de forma a, mensalmente, haver harmonizações da gastronomia com os vinhos selecionados. Os produtores parceiros são promovidos nas redes sociais do restaurante que promovem visitas às respetivas adegas.
No exterior existe uma zona de lazer, com capela e espelho de água, de forma a expandir a experiência do restaurante, usufruindo de um Alvarinho ao ar livre, com uma vista privilegiada e bem característica da paisagem de Melgaço.
Oferece de uma sala para eventos (casamentos, batizados, eventos vínicos, eventos para empresas, etc.) com capacidade para 150 pessoas.
Apresenta uma cozinha regional com apresentação contemporânea na qual se destacam os pratos da época como a lampreia e o sável do rio Minho, assim como o cabrito e os tradicionais bifes de presunto.
Oferece uma extensa carta de vinhos, com destaque para os Alvarinhos de Monção e Melgaço.
Dia de descanso semanal:
Segunda-feira à noite e Terça-feira