“Também na montanha está a história da terra e a memória dos homens”
A Branda da Aveleira localiza-se na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na freguesia de Gave, concelho de Melgaço, é um autêntico museu vivo, com testemunhos que ficaram do passado.
Fauna e flora no seu estado mais puro coexistem com os brandeiros que se dedicam à pastorícia, sobretudo de gado bovino (raça Cachena e Barrosã) e cavalar (Garrano), à recolha dos fenos, à apicultura, à plantação de batata biológica e com as empresas de Turismo em Espaço Rural, restauração, fumeiro e animação turística.
Utilizada desde o século XII, na altura da primavera e do verão, como branda de pastoreio, ficou semiabandonada nos anos 60-70 do século passado. Entretanto os habitantes estavam regressando para se requalificar como habitações para turismo rural, desenvolvendo a vida à aldeia.
Para além da beleza da paisagem e do conjunto arquitetónico que a define, a aldeia é o testemunho de uma tradição agrícola e cultural de grande valor antropológico, que a torna tão especial e singular.
Representa o “modus vivendi” de uma época através de um reservatório de memórias, tradições e patrimónios associados à prática multissecular da transumância (de pessoas e animais, de acordo com as estações do ano).
A paisagem e o conjunto arquitetónico são de enorme beleza e singularidade, dando à aldeia um ar bucólico e idílico.